terça-feira, 20 de abril de 2010

Escolha da maquiagem exige cuidados

Mariana Serra


Hoje em dia é raro encontrar uma mulher que não goste de usar maquiagem, seja diariamente ou apenas em festas. Mas para ficarem bonitas, as mulheres também precisam tomar alguns cuidados em relação à pele.

Segundo a dermatologista Roseli Andrade, é necessário que, antes de comprar os produtos, a consumidora verifique a qualidade deles. “A maquiagem que não contém químicos irritativos para a pele é a mais indicada para o uso diário”.

Os jovens precisam ter um cuidado extra com a maquiagem que usam, pois as peles mais jovens possuem tendência a oleosidade e acne. “Nesse caso, a maquiagem ideal é aquela livre de óleo, pois as partículas oleosas obstruem os poros, ocasionando cravos e inflamações”, explica Roseli.

Com a correria do dia-a-dia, muitas mulheres esquecem que os produtos precisam ser removidos corretamente da pele, como é o caso da estudante Nathalia Freitas dos Santos, de 24 anos. “Quando chego em casa de madrugada, após uma festa, fico com preguiça de tirar a maquiagem, por isso só lavo o rosto com água”.

Apenas lavar o rosto com água e sabonete não é indicado para a retirada da maquiagem, pois eles só retiram o produto superficialmente. É necessário utilizar removedor de maquiagem, como um algodão com demaquilante, adequado para retirar todas as microparticulas que se depositam sobre a pele. “Dormir de maquiagem é uma situação que nunca pode ocorrer”, adverte a dermatologista.

Maquiagem infantil – Vestir as roupas da mãe, usar os sapatos e a maquiagem dela são atitudes comuns entre as meninas. Mas essa brincadeira está começando cada vez mais cedo. Hoje, as meninas possuem seu próprio estojo de maquiagem, com produtos que muitas vezes não são adequados para crianças.

Esse é o caso de Jennifer da Silva Duarte, de 9 anos, que desde os cinco anos usa blush e rímel incolor, alternando maquiagem própria para crianças e as de adulto. “Comecei a usar porque via a minha mãe usando, aí queria experimentar também. Toda vez que saio de casa, uso maquiagem”, admite Jennifer.

Mas é necessário estar atento à procedência do produto, pois a maquiagem para crianças deve ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Existem produtos no mercado que dizem ser feitos para crianças, mas não possuem a aprovação da Anvisa. “Esses produtos que não têm controle podem trazer riscos de alergias e dermatites”, explica a dermatologista.

Isso acontece porque a pele da criança é mais sensível e absorve o produto em maior quantidade. A maquiagem infantil deve ser à base de água e de pigmentos que possam ser limpos apenas com água. “Se o produto atender a essas especificações, não há mal nenhum”.

História – A maquiagem não é um produto novo. Desde o antigo Egito, ela era usada pelos faraós, que consideravam a maquiagem dos olhos fundamentais para protegê-los contra Rá, O Deus do Sol. Cleópatra é o símbolo feminino mais conhecido dessa época e também já utilizava maquiagem nos olhos, com o pó de Khol nas pálpebras.

Além da superstição, a maquiagem dos egípcios tinha fins medicinais. Eles misturavam chumbo à maquiagem dos olhos, pois, na época, esse metal era considerado benéfico para os olhos.

No Brasil, nos anos 50, as políticas de incentivo trouxeram para o país empresas como a americana Avon e a francesa L’Oreal. Elas contribuíram para que a maquiagem se tornasse mais popular entre as mulheres da época, trazendo para o Brasil o que era tendência no exterior.

Pesquisa – A indústria de cosméticos é uma das que mais crescem no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABIHPEC, em 2009 houve aumento de 14,75% em relação ao ano anterior, evidenciando o 14° ano consecutivo de crescimento anual no setor.

Os produtos cosméticos totalizaram vendas de R$6.748 bilhões, e o volume de produtos comercializados foi 3,14% superior a 2008.
Matéria publicada no site Unisanta Online, na edição de 17 de abril de 2010, na editoria Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário