sábado, 15 de maio de 2010

Batata felpuda ganha patente




Receita de batata recheada está patenteada. Há três anos no mercado alimentício, a funcionária pública Eva Ferreira da Silva e a dona de casa Vera Lúcia de Miranda criaram a batata felpuda e patentearam o segredo da receita.


Eva conta que a ideia de fazer a batata recheada já estava sendo planejada há algum tempo. "Já tinha a batata pronta na cabeça, como seria preparada, a forma que ela seria e o recheio. Fiz tudo conforme estava na minha cabeça para fazê-la na chapa, mas como não tinha, eu a moldei com um colher na frigideira, recheei com presunto, queijo e tomate e outra camada de batata em cima. Tentei moldá-la da maneira que estava na minha cabeça. Ficou meio deformada, mas naquele primeiro momento eu queria que a Vera experimentasse", diz.


Por já trabalharem com batata frita há algum tempo, o cheiro de fritura já estava impregnado na casa, carro, nelas e até na cachorrinha. Vera não só experimentou como aprovou a ideia. "A partir daquele dia não venderíamos mais batata frita, mas a recheada", lembra.


Eva e a Vera contam que no começo tinham medo do pessoal não gostar, mas a batata não só fez sucesso como trouxe clientes de cidades vizinhas. Foi de um desses clientes que veio a ideia de patentear a receita. "Um cliente do Guarujá nos perguntou se já havíamos patenteado, afirmei que não , então ele disse que nós deveríamos patentear, pois qualquer um poderia fazer, mas nós que criamos", diz.


Os recheios das batatas são da responsabilidade de Vera, que, segundo Eva, tem melhores idéias e sabe temperar de uma forma que agrada mais ao público. Dentre os sabores de recheio estão: bacalhau, frutos do mar, calabresa, camarão, camarão com palmito, carne assada com champignon, carne seca, escarola com bacon, frango, mussarela catupiry e bacon, palmito, portuguesa, presunto, quatro queijos e salame com queijo. Todos acompanham tomate, milho, cebola e azeite. As de frutos do mar e bacalhau custam sete reais. Os demais sabores, seis reais.


A batata recebe o nome de batata felpuda, porque ela é cozida e ralada, e quando feita na hora dá para se ver os fiapos do alimento. A barraca da Batata Felpuda está todos os sábados e feriados na feira de artesanato na praia do Boqueirão e aos domingos em frente ao Sesc. Buscando inovar sempre, elas pretendem fazer delivery durante a semana, e neste caso, além de pedir a batata, o cliente terá a possibilidade de solicitar porções de arroz e salada. Ainda em busca de novidades, elas querem abrir um ponto comercial para venderem a batata felpuda.



Matéria publicada no Primeiro Texto - Jornal Laboratório do 3º semestre de Jornalismo (FaAC) - Manhã - Ano XIII nº 11 - 28 - Abril 2010

0 comentários:

Postar um comentário