
Porém, em 2014, os tipos de produtos se tornarão um tanto diferentes.
Em ano de Copa do Mundo, pelo meio aquático virão equipamentos, alimentos e tudo o que for necessário para manter os 32 times e suas comissões técnicas que participarão dos jogos sediados no Brasil.
Uma das grandes vantagens que o porto de Santos tem comparado aos outros brasileiros é o seu extenso acesso. Por possuir uma malha rodoviária e a rede ferroviária interligadas à hidrovia Tietê – Paraná forma o maior sistema de transporte rodo-ferroviário e hidroviário do país. Pelo meio aéreo, existem os aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos, e o Viracopos, em Campinas. Além disso, Santos possui o único porto brasileiro servido por todas as linhas marítimas, oferecendo transporte para qualquer parte do mundo.
É por este motivo que o Governo Federal investirá R$ 120 milhões do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, conforme a CODESP, em obras para a modernização do porto santista. Ainda de acordo com a empresa, uma das mudanças será a ampliação do cais dos passageiros para permitir que transatlânticos atraquem e sejam feitos de hotéis flutuantes para os jogadores e as comissões.
História - O Porto de Santos nasceu junto com a colonização do Brasil. Foi idéia do feitor Braz Cubas transferir o porto da baía de Santos para o interior do canal, em 1532, com a intenção de evitar ataques piratas. Em 1550 instalou-se a Alfândega. A cultura do café estendia-se rapidamente, o que exigia a ampliação e modernização das instalações portuárias. Por isso, em 1888, foi criada a Companhia Docas de Santos ,liderada por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle. O marco oficial da inauguração do Porto de Santos é em 1892, quando a CDS entregou os primeiros 260 m de cais construídos no Valongo. Com o fim da concessão, em 1980, o Governo Federal criou a Codesp, Companhia Docas do Estado de S. Paulo, que administra o complexo santista e é também a Autoridade Portuária. Em 1993, entrou em nova fase de exploração,arrendando áreas e empresas privadas. Atualmente, o Porto de Santos é o principal porto brasileiro e latino-americano.
0 comentários:
Postar um comentário