terça-feira, 17 de agosto de 2010

Copa de 2014 gera transformações no Porto de Santos

Açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, soja. Esses são alguns dos produtos que passam pelo porto de Santos, que já movimentou mais de 1 bilhão de toneladas de cargas diversas, desde 1892, até hoje
Porém, em 2014, os tipos de produtos se tornarão um tanto diferentes.

Em ano de Copa do Mundo, pelo meio aquático virão equipamentos, alimentos e tudo o que for necessário para manter os 32 times e suas comissões técnicas que participarão dos jogos sediados no Brasil.
Uma das grandes vantagens que o porto de Santos tem comparado aos outros brasileiros é o seu extenso acesso. Por possuir uma malha rodoviária e a rede ferroviária interligadas à hidrovia Tietê – Paraná forma o maior sistema de transporte rodo-ferroviário e hidroviário do país. Pelo meio aéreo, existem os aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos, e o Viracopos, em Campinas. Além disso, Santos possui o único porto brasileiro servido por todas as linhas marítimas, oferecendo transporte para qualquer parte do mundo.

É por este motivo que o Governo Federal investirá R$ 120 milhões do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, conforme a  CODESP, em obras para a modernização do porto santista. Ainda de acordo com a empresa, uma das mudanças será a ampliação do cais dos passageiros para permitir que transatlânticos atraquem e sejam feitos de hotéis flutuantes para os jogadores e as comissões.

História - O Porto de Santos nasceu junto com a colonização do Brasil. Foi idéia do feitor Braz Cubas transferir o porto da baía de Santos para o interior do canal, em 1532, com a intenção de evitar ataques piratas. Em 1550 instalou-se a Alfândega. A cultura do café estendia-se rapidamente, o que exigia a ampliação e modernização das instalações portuárias. Por isso, em 1888, foi criada a Companhia Docas de Santos ,liderada por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle. O marco oficial da inauguração do Porto de Santos é em 1892, quando a CDS entregou os primeiros 260 m de cais construídos no Valongo. Com o fim da concessão, em 1980, o Governo Federal criou a Codesp, Companhia Docas do Estado de S. Paulo, que administra o complexo santista e é também a Autoridade Portuária. Em 1993, entrou em nova fase de exploração,arrendando áreas e empresas privadas. Atualmente, o Porto de Santos é o principal porto brasileiro e latino-americano.

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