quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nossa Senhora de Monte Serrat padroeira de Santos

Por Julia Marconi Brancovan

No dia 8 de setembro comemora-se o dia de Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira da Cidade de Santos.


Como manda a tradição, a Catedral de Santos realiza missas solenes em comemoração em homenagem à santa.


Novena à Nossa Senhora de Monte Serrat ocorre até 7 de setembro na Igreja Catedral de Santos. As missas acontecem às 9, 12, 16 e 19 horas.
Nos dias 7 e 8 de setembro acontece a tradicional quermesse, com shows no Santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat a partir das 20 horas. O acesso ao santuário é de bonde ou de escadas.


História:
No Brasil, a devoção por Nossa Senhora de Monte Serrat começou pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram abadia da virgem do Monte Serrat no Rio de Janeiro.
Em Santos, a construção da capela em homenagem à Santa no Morro São Jerônimo, ocorreu entre 1559 e 1610 devido a Dom Francisco de Souza, na época o então governador geral do estado do Brasil e grande devoto da Santa. Na época, a capela foi entregue aos monges de São Bento, assim que eles se estabeleceram na região.

Um tempo depois ocorreu uma invasão holandesa na capitania de São Vicente em 1614 por um grupo de soldados inimigos que iam subindo o morro em direção à capela, onde havia um grupo de refugiados.

De acordo com relatos da época houve um grande desmoronamento, que soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade.

Foi um grande milagre da Virgem de Monte Serrat, que a partir daí atraiu a atenção e devoção popular na cidade. Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente “Padroeira da cidade” e em 8 de setembro de 1955 foi coroada.

0 comentários:

Postar um comentário