quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Você sabe por que dia 8 é feriado?

Por Gabriel Soares
O feriado de 7 de setembro se aproxima e muitas pessoas já começam a se programar para viajar ou aproveitar a folga na própria Cidade. Nem todos, porém, têm idéia do significado histórico das datas. O interesse é apenas em aproveitá-las.

Em Santos, dia 8 de setembro é feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat, fato que é desconhecido por moradores da própria Cidade. A história conta que os piratas franceses invadira o Município e a população subiu o morro para se refugiar. Sem outra opção, os moradores ficaram rezando. Ocorreu um desabamento que matou boa parte dos franceses e a outra parte fugiu.

Carlos Moreira, 45 anos, afirma que está bastante animado para o “feriadão”. “Estou entusiasmado com o feriado. Vou viajar com a família para Maresias, Litoral Norte. É um tempo legal, que a gente consegue dar uma relaxada”. Carlos, porém, não sabia qual era o significado e o porquê do feriado no dia 8. “O dia 7 eu sei que é por causa da independência, mas dia 8 eu não me recordo”, comenta.

O estudante Felipe Domingues, também não vê a hora do feriado começar. “Ficar cinco dias sem ir para aula é muito bom. Felipe, diferente de Carlos, não irá viajar e já fez sua programação para o feriado. “Vou ficar em Santos mesmo. Pretendo sair com meus amigos, jogar bola na praia”, afirma.

Felipe mostrou conhecimento quanto às datas do feriado. “Minha mãe é bastante religiosa, aprendi com ela a ser um pouco assim também e saber que dia 8 é feriado por causa da Nossa Senhora do Monte Serrat”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário