Mariana Serra
A Avenida Mário Covas será o novo acesso de saída de Santos rumo ao Guarujá. Com a construção da ponte estaiada que ligará as duas cidades, a avenida precisará de reformas para poder atender o aumento do tráfego na região.
O local que hoje recebe grande movimento de caminhões, carros e até mesmo bicicletas, já se prepara para a construção da ponte que receberá os veículos que antes utilizavam as balsas para se locomover entre as duas cidades. Segundo a assessoria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Avenida Mário Covas será revitalizada e reurbanizada pela Prefeitura. “Essa reurbanização envolve nova pavimentação, reprogramação semafórica e melhorias na iluminação pública”, explica a CET.
Diariamente cerca de 24 mil veículos utilizam as balsas para se locomover entre as duas cidades e nos finais de semana e feriado esse número chega a 30 mil veículos. Para quem utiliza frequentemente as balsas, a ponte tem o objetivo de agilizar o acesso dos veículos entre os dois municípios. Além disso, “o projeto de melhorias da avenida, irá facilitar o escoamento de caminhões, diminuindo o tráfego da região”, ressalta a Companhia.
Até mesmo quem utiliza as balsas somente nos finais de semana, vêem nesse projeto uma menor perda de tempo esperando na fila, como é o caso da estudante Danielle Venancio Marques, de 18 anos. “Quando fico 20 minutos na fila, acho até rápido, mas com certeza a construção da ponte irá facilitar a ida para o Guarujá, pois será mais rápido e seguro”.
A estudante ressalta também que a construção da ponte afetará o bolso. “Não pagar pedágio para ir para o Guarujá será melhor, afinal, estudante não tem muito dinheiro”.
Projeto - No dia 9 de março o governador José Serra anunciou o projeto da Ponte Santos-Guarujá, que terá 8 metros de altura e 4.490 metros de extensão. Por Santos, o acesso à ponte será pela Avenida Mário Covas, e pelo Guarujá, na Avenida Santos Dumont, próximo ao Rio Santo Amaro.
O projeto prevê duas faixas em cada sentido, totalizando 4,8 km de novas pistas, com um quilômetro de trecho estaiado. Além disso, o projeto não irá atrapalhar a entrada de navios cargueiros e transatlânticos no Porto de Santos, pois a ponte terá rampas com aclive de 6%.
O Governo do Estado de São Paulo é o responsável pela construção da ponte, cujas obras estão orçadas em R$700 milhões e devem durar cerca de 30 meses para ficar pronta.
Passado - A ligação entre a cidade de Santos e Guarujá não é um assunto novo. Em 2009, a discussão sobre a ligação entre as cidades virou uma polêmica, pois havia a dúvida entre a construção de uma ponte, um túnel ou até mesmo dois túneis. Mas a Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD) realizou um estudo e verificou que a ponte seria mais viável e custaria menos do que o túnel.
A ligação faz parte do projeto da Avenida Perimetral de Santos, que tem como objetivo separar a via portuária da via urbana, facilitando o fluxo de veículos.
Matéria publicada no Unisanta Online
0 comentários:
Postar um comentário