A redução de IPI foi aplicada em abril de 2009, para estimular as vendas e reduzir o impacto da crise global. O IPI funciona da seguinte maneira: para carros de até 1000 cilindradas, ele retorna para 7% e para automóveis entre 1000 e 2000 cilindradas movidos à gasolina voltou de 6% para 13%. Para carros flex e movidos à álcool, o imposto retornou 5% para 11%. De acordo com a vendedora Maria Martins da Louvre (bandeira Citröen), a corrida para compra de carros com IPI reduzido aumentou nas últimas semanas de março “Eles tinham pressa para comprar o carro, enquanto o imposto estava baixo”, diz.
Nos últimos dias, a procura foi tanta que o movimento na loja aumentou em 30%, afirma a vendedora, sorridente. A loja teve que contratar vendedores extras em março para conseguir atender a quantidade excessiva de clientes. Durante os fins de semana a procura foi ainda maior chegando a ter filas de espera para serem atendidos. Entretanto, não são todos que conseguem sair de carro novo da loja, pois no fim do mês muitos já estavam fora de estoque. O modelo C3, da Citröen, por exemplo, vai custar entre R$ 400 e R$ 500 a mais com a volta do IPI. Por enquanto ainda é possível adquirir um carro zero com imposto reduzido, porem apenas os carros faturados, isto é, os que estão disponíveis na loja. Veículos vindos da fabrica já virão sem a redução de IPI.
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