quarta-feira, 31 de março de 2010

Sem idade para ficar plugado na rede


Mariana Terra



Engana-se quem pensa que a Internet é algo exclusivo aos jovens. Cada vez, a chamada terceira idade adere às novas tecnologias e procura na rede o espaço que os mais novos já estão acostumados. O Sesc, por exemplo, oferece o curso Terceira Idade na Web. Pelo menos, 19 alunos participam das aulas.

A oficina é uma iniciação para idosos ao mundo virtual, como explica a professora, Juliana Gonçalves Ramos, 25 anos, instrutora de internet e multimídia. “O objetivo é a inclusão digital, introdução da tecnologia desde a parte teórica até a prática”, diz.
Juliana ainda explica que os alunos desejam aprender a usar o computador pois tem um em casa, viram um familiar mexendo, o que provocou a curiosidade de saber como que funciona ou até mesmo para ocupar o tempo livre e gastá-lo com algo diferente.

Os alunos iniciam o curso aprendendo a ligar o computador, seguem descobrindo ferramentas como o mouse e teclado, e no fim do curso já terão uma certa independência para usar o computador sozinhos. ”Eles saem daqui podendo sentar à frente de um computador e conseguir acessar site sem ajuda nenhuma”, conta.

As aulas têm dado resultados positivos, como descreve a pensionista, Zilá Souza Araujo, de 61 anos. “Comecei a fazer o curso porque não entendia nada de computador e hoje já estou me atualizando. Uso tudo o que aprendi na aula para trocar sites com as minhas amigas e também para pesquisar sobre artes plásticas”, diz, empolgada.

O aluno Luiz Alberto de Oliveira Thomé estava interessado em fazer a oficina desde o ano passado. “Na primeira vez que mexi no computador, fui ao Poupatempo para me cadastrar na Nota Fiscal Paulista. Senti-me deslocado porque todo mundo sabia mexer no computador, menos eu”, diz.

O portuário aposentado Osvaldo Joaquim, 68 anos, achou interessante saber mais alguma coisa, buscando mais conhecimento num mundo tão interligado com a internet. A mesma opinião tem a aposentada Bendita Correa da Silva, 75 anos. “Gosto de tudo que é moderno, tenho e-mail, Orkut, MSN, conversava com minha neta que morou fora do país por e-mail e tenho aprendido mais desse mundo da internet aqui na oficina”, diz.

A oficina é gratuita e para participar é necessário que tenha, no mínimo, 60 anos e que faça inscrição antes de começar. No final de cada aula, os alunos recebem um resumo feito pela própria professora com tudo o que aprenderam na aula. Uma nova turma terá início em agosto.




Matéria publicada no Primeiro Texto - Jornal Laboratório do 3º semestre de Jornalismo (FaAC) - Manhã - Ano XIII nº 7 - 31 Março 2010.

0 comentários:

Postar um comentário