quarta-feira, 31 de março de 2010

Tatuagens, desenhos que marcam a pele dos jovens

Lais Tamashiro


Criada no Egito entre 4000 a 2000 a.C, a tatuagem se aperfeiçoou e ganhou formas diferentes. Chegou ao Brasil em meados dos anos 60, mais precisamente no cais de Santos.

O que antes era considerada pratica demoníaca pela Igreja Católica hoje é encontrada facilmente no corpo das pessoas, principalmente dos jovens.

Segundo o tatuador Thomas Junior, que está no ramo há cerca de 15 anos, ele faz, em media sete tatuagens diariamente. Dessas, quatro são jovens entre 14 e 22 anos. “Já fiz tatuagem em um menino que tinha 13 anos. Na hora, nem acreditei e achei que ele não agüentaria porque dói, mas o garoto ficou firme e forte, alem do mais ele escolheu um desenho relativamente grande“, diz o tatuador. O menino foi acompanhado pelo pai.

O estudante Tiago da Silva Farias, 18 anos, fez a sua primeira tatuagem aos 16 anos e garante que não se arrependeu. “Demorei quase um ano para mostrar aos meus pais, porque fiz sem o consentimento deles”, lembra.

Tatuagem em menor de idade sem autorização dos pais, podem gerar processos contra o tatuador. Que pode ser obrigado a pagar indenização ou ate mesmo ser proibido de continuar trabalhando.

Cesar Fernando, 35 anos, tem espalhadas pelo corpo doze tatuagens, sendo que uma ainda esta terminando. Fez a primeira aos 20 anos, após ter visto um amigo. Ele pretende parar quando tiver no total de 20 tatuagens. “Para mim tatuagem é uma obra de arte, ao invés de usarmos telas usamos nossa própria pele para desenhar”, afirma.

Tatuagem por ser uma coisa definitiva, mas existem alguns cuidados indispensáveis antes e depois de fazer. Deve-se procurar um estúdio limpo, que use agulhas descartáveis e é importante ver trabalhos feitos pelo tatuador para saber se ele realmente entende sobre o assunto.

Depois de feita, os cuidados devem ser redobrados. A tatuagem deve ser lavada diariamente com sabonete neutro e usar pomada especifica. É recomendada a suspensão de alimentos como carne de porco, frutos do mar e pimentas.

Em alguns casos a tatuagem pode ser removida, mas isso requer dinheiro. Nos tratamentos de remoção a laser, por exemplo, há um risco grande de ficar a cicatriz ou manchar a pele.




Matéria publicada no Primeiro Texto - Jornal Laboratório do 3º semestre de Jornalismo (FaAC) - Manhã - Ano XIII nº 7 - 31 Março 2010.

0 comentários:

Postar um comentário