sexta-feira, 19 de março de 2010

Este copinho é seu?


Texto publicado por Simone Menegussi
Todas as manhãs de sextas-feiras e sábados calçadas ao redor da UNISANTA amanhecem coberta de lixo reciclável. A cena é desoladora. Lojistas dizem não entender como um público jovem, bonito e universitário consegue ser protagonista de uma cena tão triste.
 Nas noites de quintas e sextas-feiras, os bares e as calçadas próximos à Universidade ficam repletos de alunos a fim de relaxarem após uma semana cansativa. Depois de tomarem suas ‘geladíssimas cervejinhas’ simplesmente jogam seus copinhos plásticos e suas pontas de cigarro nas calçadas e jardins como se fosse o ato mais normal do mundo.
O estudante de Engenharia Química, Daniel Moraes, frequentador de um dos bares, diz que joga o copinho sem o menor peso na consciência. “O problema é de educação. As pessoas depois de uns goles perdem a pouca educação que tem”, reconhece. Segundo ele, a obrigação é da prefeitura cuidar do lixo. Sua colega de curso Karen Guerra tem um blog www.karenguerra.wordpress.com onde aborda os problemas que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente. Karen acredita na frase ‘Uma andorinha faz verão sim’ e por isso recolhe todo seu lixo e deposita em sua mochila para mais tarde dispensá-lo em um lixo reciclável. 
Outra estudante de Engenharia Química que não ingere bebida alcoólica, Milene Lucena, é categórica. “As pessoas acham que a mídia exagera, que a situação não é tão grave assim, pois um copo a mais ou a menos não alteraria nada, o que é lamentável”, critica.
O gerente de administração do Super Centro Comercial do Boqueirão, Julio Ramos, afirma que o próprio condomínio teve que colocar lixeiras nos postes de iluminação, pois a prefeitura de Santos não atendeu seus pedidos. E mesmo assim o problema não foi resolvido, pois a quantidade de copos é muito grande.
 Alguns lojistas acreditam que a única solução seria um novo comportamento por parte dos universitários. Se todos se unirem uma boa parte de plástico não iria parar nos oceanos, a grande lixeira da humanidade.
Tempo de Decomposição de Alguns Materiais

Embalagens de Papel 1 a 4 meses
Guardanapos de papel 3 meses
Pontas de cigarro 2 anos
Fósforo 2 anos
Chicletes 5 anos
Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos
Latas de alumínio 100 a 500 anos
Tampas de garrafas 100 a 500 anos
Pilhas 100 a 500 anos
Garrafas e frascos de vidro ou plástico indeterminado

0 comentários:

Postar um comentário