quarta-feira, 31 de março de 2010

EUVI arrecada assinaturas para mudança no ECA e Código Penal

      Isabella Paschoal
 www.umapaixaopelavida.com.br
  O projeto EUVI - Encontro Unificado das Vítimas de Impunidade, idealizado por Wilson Caetano de Araújo, pai de Emily Guedert de Araújo, assassinada em 2007, por um menor, reúne de organizações em vários estados do Brasil com a finalidade de alterar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e o Código Penal.

      Estes encontros têm como finalidade definir estratégias e formas de arrecadar 1 milhão e 400 mil assinaturas em no mínimo cinco estados brasileiros, promovendo um abaixo assinado que deverá ser ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, solicitando que atenda ao desejo da população para o plebiscito que visa dois temas: alteração no Estatuto da Criança e Adolescente, ou seja, o indivíduo que cometa crime hediondo (de extremo potencial ofensivo) será emancipado, para que possa ser responsabilizado criminalmente pelo seus atos, e a alteração no Código Penal, que trata-se da abolição do limite máximo de reclusão (30 anos), onde o criminoso passará a cumprir sua pena integralmente.
     “Atualmente, os criminosos não chegam a cumprir um sexto de sua pena máxima. Com estas mudanças, os marginais que saem nos indultos vão pensar duas vezes antes de cometer outro crime”, afirma Araújo.
       Também participam dos encontros pais de outras vitimas, como os de João Hélio Fernandes, de 6 anos, que foi arrastado pelo carro por sete quilômetros após um assalto no Rio de Janeiro, e da estudante Gabriela Prado Maia Ribeiro, de 14 anos, atingida por uma bala perdida em uma troca de tiros entre bandidos e policiais, no metrô da Tijuca.
    O EUVI conta com comunidades no Orkut e o site http://www.umapaixaopelavida.com.br/, que disponibiliza informações, fotos das reuniões já realizadas e o abaixo assinado para impressão. Para preenchê-lo é preciso nome completo, nome da mãe, assinatura, UF, número de RG e Titulo de Eleitor. Para quem não sabe o número de seu título, basta entrar no site do Supremo Tribunal Federal - http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaSituacaoNome.htm para realizar a pesquisa.


Matéria publicada no Primeiro Texto - Jornal Laboratório do 3º semestre de Jornalismo (FaAC) - Manhã - Ano XIII nº 7 - 31 Março 2010.

0 comentários:

Postar um comentário